Voltar

Juntos, participantes do SOS Balança eliminaram mais de 750 quilos

Juntos, participantes do SOS Balança eliminaram mais de 750 quilos

Programa realizado por uma equipe multidisciplinar incentiva mudança de hábitos e previne uma série de doenças decorrentes do excesso de peso

Os problemas com sobrepeso são um desafio para a saúde pública no Brasil. De acordo com o estudo mais recente da Vigitel (Pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde, o índice de obesidade passou de 11,8% para 19,8% entre 2006 e 2018.

Além de serem um peso na balança da autoestima, os quilos a mais podem desencadear doenças como hipertensão e diabetes, e abrem precedente para outros problemas como o AVC (acidente vascular cerebral). Por isso, a obesidade é pauta obrigatória do plano de saúde Clinipam, uma empresa do Grupo NotreDame Intermédica, que oferece para os beneficiários o SOS Balança, voltado para a mudança de hábitos com foco na alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Afinal, além do excesso de sal, açúcar e produtos ultraprocessados no prato dos brasileiros, o sedentarismo é mais um vilão da vida moderna.

O Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam, que promove o SOS Balança, é uma unidade especializada na prevenção e controle de doenças crônicas, entre elas, a obesidade. Taciana Bonete, gerente do CQV, explica que o objetivo do Programa vai muito além de estimular os beneficiários a fazerem as pazes com o espelho.

“Nossa intenção é modificar hábitos de vida e sabemos que esse é um plano a longo prazo, que não acontece de um dia para o outro. Mas a dificuldade em manter uma rotina de exercícios e boa alimentação pode ser superada com o apoio de equipes multidisciplinares. Esse é o foco do SOS Balança, destinado para os adultos. O programa combina atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos”, conta Taciana. 

A dona de casa Claudia Meneses participou do SOS Balança em 2019 e conta que a mudança de hábitos valeu a pena. “Eu não comia legumes e verduras, porque nunca tinha experimentado. Aprendi como preparar a alimentação e a fazer o prato. Mas a lição mais importante do SOS Balança foi cultivar o amor próprio. Aprendi a importância de me cuidar e que minha saúde está em primeiro lugar”, avalia.


Balanço positivo

Em 4 edições presenciais e outra online, durante a pandemia, o SOS Balança já colocou 252 beneficiários nos trilhos. Juntos, eles eliminaram 752,8 kg: uma média de 3 quilos por participante. “Alguns conseguem eliminar mais de 10 kg. Mas, mais importante do isso é a mudança de estilo de vida que esses participantes conquistaram”, argumenta Taciana.

Falando de novos hábitos, confira dados surpreendentes que traduzem em números a transformação dos participantes que carregam no currículo da sua vida pessoal a passagem pelo SOS Balança. Esses números correspondem a uma média feita durante quatro edições.

Saúde mental: 61,9% reduziram ansiedade e 53,25% reduziram depressão.

Atividade física: 44,69% se tornaram ativos e 8% se tornaram muito ativos, os demais já faziam atividade. Apenas uma média de 5% não inicia uma atividade física.

Alimentação: em torno de 95% dos participantes melhoram seu padrão alimentar e 43,3% passam a fracionar mais sua alimentação no dia, fazendo mais de 4 refeições.

Veja mais notícias