Voltar

Cuide da sua mente durante a quarentena

Cuide da sua mente durante a quarentena

O isolamento social mudou a nossa rotina e nossos hábitos! Nesse post, trazemos dicas para amenizar a ansiedade e te mostrar que até o novo Coronavírus tem um lado positivo: é tempo de olharmos com mais empatia para nós mesmos


Todo mundo já ouviu essa frase: “a vida é um sopro”. No entanto, em tempos de pandemia do novo Coronavírus, esse ditado popular ganhou mais sentido. Todos os dias somos bombardeados de informações sobre os óbitos mundo afora causado pela Covid-19 e todo esse choque de realidade parece ser uma ameaça a nossa própria existência e à vida de quem amamos. E tudo isso desestabiliza nossa saúde mental.

O isolamento social e todas suas implicações, como exercer o trabalho na sala de casa e, ao mesmo tempo, dar atenção à família e conseguir ajudar os filhos a cumprir o calendário escolar, por si só, já causam uma grande mudança no cotidiano.

Sem falar das preocupações com a economia, com a manutenção dos negócios e dos empregos. Se formos parar para analisar, a pandemia trouxe muitas informações e muita pressão para nosso dia a dia e nos fez desenvolver novas habilidades, para se adaptar ao distanciamento que afeta nosso trabalho e nossa vida familiar.

Daí a importância de cuidar da saúde mental para conseguir fazer essa travessia, para uma nova era que começará pós pandemia, sem grandes estragos para nosso corpo e mente. De alguma forma, toda a população está sendo afetada e a ansiedade passou a ser um sintoma crônico do novo Coronavírus que acomete toda a sociedade: desde o patrão, que terá que dar cambalhotas para pagar as contas e os salários dos colaboradores, passando pelo jovem diabético que está com medo de contrair o vírus, e pelos filhos que, mais do que nunca, se preocupam com a saúde dos pais e avós. Ninguém saíra ileso: caímos todos de paraquedas num mundo cheio de incertezas.

E para lidar melhor com toda essa situação, preparamos algumas dicas para ajudar você a conviver melhor com esse novo cenário, preservando sua saúde mental. Vamos lá?

        1. Evite o bombardeio de informações na quarentena

Vivemos conectados e, ao mesmo tempo em que a tecnologia é uma aliada, principalmente por encurtar distâncias nesse tempo de crise, ela pode ser prejudicial a nossa saúde mental. Quem de nós dá conta de assistir a todos os vídeos e de ler os conteúdos que recebemos nos grupo de whatsapp? Vale ressaltar que grande parte dessas informações são fake news. Por isso, é bom evitar essa pandemia de factoides, que é nociva e interfere no nosso bem-estar. Basta deletar ou simplesmente ignorar grande parte dos conteúdos que recebe no celular e escolher um canal para obter informação segura e confiável. Procure evitar ler notícias o dia todo na internet e não fique colado na tv vendo uma programação exclusiva sobre o novo Coronavírus. Procure escolher um horário do dia para se informar. Caso contrário, você passará o dia todo só pensando nisso.

        2. Estabeleça uma rotina

Sim, é difícil, mas criar uma rotina vai te ajudar a enfrentar a quarenta com menos ansiedade e estresse. Foque nos aspectos positivos do isolamento: como irá trabalhar em casa, pode até dormir um pouquinho mais! Coloque o relógio para despertar e troque de roupa antes de iniciar o expediente. Isso mesmo: tire o pijama nem que seja para caminhar do quarto para a cozinha! Crie um ambiente confortável (ergométrico) e agradável para trabalhar. Sua cama pode não ser o lugar mais produtivo para o home office! Mantenha as horas de expediente que seriam dedicadas ao trabalho no escritório e faça pausas para tomar uma água, respirar um ar puro na janela e para se alimentar adequadamente. Uma das maiores dificuldades de trabalhar em casa, principalmente para quem tem filhos, é equilibrar a vida pessoal e a profissional. Então, estabeleça horário para trabalhar e para conviver com a família. Determine horários para o lazer e para ajudar as crianças nas tarefas escolares, por exemplo. E não descuide das atividades físicas. Os exercícios não devem ficar de fora da sua rotina. Aliás, esse pode ser um momento bem divertido e partilhado por todos os membros da família. São muitos os aplicativos na internet que podem te ajudar a mexer o esqueleto. Para te animar, listamos os principais benefícios das atividades físicas na quarentena: além de melhorar o sistema imunológico, as atividades físicas ajudam a manter o peso. E os hormônios de bem-estar liberados durante a prática esportiva vão contribuir para manter o equilíbrio da mente.

        3. Medite ou faça terapia

Os adeptos da terapia devem migrar para a plataforma online para não interromper as consultas. Nessas horas, contar com um profissional especializado vai te ajudar a lidar com o medo, o pânico e todas as inseguranças nesse momento de pandemia. E se você ainda não tem um psicólogo para chamar de seu e sente que anda um pouco depressivo ou estressado, talvez seja o momento certo para aderir à terapia.

Meditar é mais uma forma de aliviar a ansiedade. Mais uma vez é hora de enxergar o lado bom do isolamento e adotar novos hábitos que serão transformadores para nossa vida quando encararmos o mundo que existe fora do muro da nossa casa. Vamos aproveitar o recolhimento para repensar sobre o que de fato importa na nossa vida, de organizar a nossa mente, de reaprender a respirar, de apreciar os momentos de silêncio e introspecção. Na internet você vai encontrar vários sites que ensinam a prática da meditação: então aproveite e use a tecnologia para marcar um encontro consigo mesmo. É grátis e você pode fazer de qualquer lugar da sua casa.

        4. Aproveite a quarentena para fazer o que você gosta

Escutar uma música, ler um livro, assistir filmes ou séries, se aventurar na cozinha e aprender receitas novas, montar um quebra-cabeça. Que tal se desligar do celular e buscar um hobby para aproveitar o tempo livre dessa quarentena? A internet é um mundo de oportunidades, basta sabermos aproveitar o melhor que as plataformas online podem nos oferecer. Temos acesso a muito conteúdo gratuito. É possível assistir aulas online, fazer cursos e realmente mergulhar em uma nova paixão. Que tal?

        5. Use a tecnologia para marcar encontros com as pessoas que você ama

Os encontros virtuais são uma boa pedida para amenizar a saudade de quem está lá fora! Abuse e use das chamadas de vídeos para compartilhar os momentos especiais com sua família e amigos nessa quarentena!


Veja mais notícias