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Por que promover a saúde no trabalho?

Por que promover a saúde no trabalho?

Clinipam oferece pacote de ações para clientes corporativos a fim de prevenir doenças e promover a saúde dos colaboradores


A saúde do colaborador da sua empresa é coisa séria na Clinipam. Dados do Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Dieese indicam que, nos últimos dez anos, o Brasil registrou um crescimento de 25% no número de afastamento por doenças relacionadas ao trabalho.

Atento a essa realidade, o Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam investe em um conjunto de ações em saúde ocupacional, que vão da atenção primária a programas contra a obesidade e o tabagismo. Todos são alinhados com a cultura da organização e incluem até mesmo ações pontuais in company.  

A Clinipam analisa o perfil dos trabalhadores, faz um diagnóstico de ações e disponibiliza profissionais, grupos terapêuticos e palestras. “Em 2018, realizamos uma ação de prevenção ao tabagismo em um cliente. Captamos trabalhadores que gostariam de abandonar o cigarro e tivemos uma grande surpresa: após o término das atividades, que foram realizadas em grupos, 100% dos participantes pararam de fumar”, conta Cíntia Dilay, gerente do CQV.  

Ela acrescenta que as empresas devem se responsabilizar pela saúde de seus trabalhadores, criando rotinas que não somente evitem doenças, mas promovam o bem-estar”, indica a gerente do CQV da Clinipam. 

Confira algumas medidas simples que contribuem para evitar o surgimento de doenças no ambiente laboral. 

1. Ergonomia. Manter uma boa postura durante o uso do computador, com a coluna reta e os braços apoiados em 45 graus na mesa. A cadeira não deve ser muito alta ou muito baixa: os pés devem tocar o chão. 

2. Pausas regulares. Levantar-se para esticar as pernas, alongar pescoço e braços é um hábito saudável. As pausas devem ser feitas pelo menos a cada duas horas.

3. Alimentação. Comer na mesa do trabalho é uma prática comum, mas ruim: sem dar a devida atenção ao alimento, a tendência é sentir-se pouco saciado e ficar com fome novamente em pouco tempo. Uma boa dica é levar lanches saudáveis e deixar na gaveta: frutas secas, chocolate 70% ou frutas.

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