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Clinipam conquista 3 troféus em premiação da ABRH-PR

Clinipam conquista 3 troféus em premiação da ABRH-PR

Operadora é reconhecida em duas categorias; prêmios são uma chancela da preocupação da empresa com seus colaboradores em vertentes como saúde emocional, comunicação e formação profissional


A Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná (ABRH-PR) divulgou, na última semana, os vencedores da edição 2019 do Prêmio Ser Humano, premiação promovida pela entidade que reconhece as melhores práticas das empresas na área da gestão de pessoas.

Na categoria “Administração” a operadora ganhou o bronze com o projeto “Eu em equilíbrio”, uma iniciativa dirigida para a saúde mental dos colaboradores que têm grande impacto na qualidade de vida desse público. “Somos uma empresa que oferece cuidados com a saúde de forma integral para nossos beneficiários. Por isso, fazemos a lição de casa e cuidados também do bem-estar da nossa equipe. Nossos colaboradores são os clientes do departamento de recursos humanos e merecem ser cuidados pela operadora com a mesma atenção prestada aos nossos beneficiários”, diz Cintia Becker, coordenadora de Gestão de Pessoas da Clinipam. 

Ela destaca que, nos últimos quatro anos, os transtornos mentais foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. “Não queremos que nossos colaboradores façam parte dessas estatísticas. Nossa intenção é criar um clima organizacional saudável para trabalhar, por isso, investimentos na saúde emocional da nossa equipe”, diz Cintia. 

O “Eu em equilíbrio” faz parte de um programa na área de Gestão de Pessoas bem completo, batizado de “Jeito de ser Clinipam”, apoiado numa visão integral do ser humano. Dessa forma, o Jeito de Ser contempla nove dimensões: SER Econômico, SER Social, SER Sustentável, SER Moral, SER Cultural, SER Equilíbrio, SER Saudável, SER Atual e SER Inspirador. 

O “Eu em equilíbrio” atua na vertente SER Equilíbrio e foi criado com o objetivo de abordar aspectos da saúde emocional do indivíduo, envolvendo desde uma capacidade adequada de gerenciamento das tensões e estresse de forma que contribuam para as boas decisões e cuidado em relação à vida. “O Programa, implantado em abril de 2019, promove ações voltadas para atendimentos psicológicos individuais, em grupos, ações em promoção à saúde e acompanhamento e monitoramento do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores da Clinipam”, informa Cintia. 


Dobradinha na categoria Desenvolvimento

Na categoria Desenvolvimento a Clinipam arrematou dois prêmios: o segundo lugar com o Programa Talkers e o primeiro lugar com o projeto Unidade Escola. “Fomos surpreendidos com dois reconhecimentos na mesma categoria e esse resultado é uma chancela de que estamos no caminho certo”, afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas. 

O Programa Talkers atua na comunicação, um processo elementar inclusive nas relações de trabalho. “Valorizamos a comunicação porque entendemos que essa é uma ferramenta capaz de promover o bom relacionamento na organização. No entanto, não queremos que ela seja apenas unilateral e arbitrária, ou seja, por meio de murais, comunicados internos, newsletter, e-mails, entre outros. Com o Talkers conseguimos trabalhar as demais dimensões relacionais àquilo que compreendemos como uma comunicação assertiva e eficaz. Uma das queixas da nossa equipe era de que as coisas acontecem muito rápido na empresae, nem sempre, os colaboradores conseguiam acompanhar todas as notícias”, conta Cintia. 

Com o Programa Talkers esse ‘gap’ na comunicação da Clinipam foi resolvido. A iniciativa contempla um grupo de 59 colaboradores, formados por um representante de cada setor. Eles se reúnem mensalmente com o time de gestão de pessoas e do marketing para discutir assuntos pertinentes a todos os segmentos da empresa (ações, novidades, mudanças, políticas interna e campanhas), além de debater dúvidas dos setores que os Talkers apresentam. 

“Posteriormente, eles disseminam essas informações para todos os profissionais do seu respectivo setor. Para que os Talkers gerem conteúdos de qualidade são realizadas capacitações sobre comunicação, branding e endomarketing, assim como criação de conteúdo/escrita. É realizado também um momento de interação no qual, em cada reunião, um Talker, apresenta as atividades e características de seu setor aos demais, gerando integração e conhecimento sobre a empresa”, explica Cintia. 

Já o Programa Unidade Escola Prática | Seja Bem-vindo a Clinipam trouxe o troféu de 1º lugar para a operadora. Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas, essa iniciativa ganhou uma nova versão em abril de 2019 e seu principal diferencial é o desenvolvimento dos novos colaboradores de atendimento ao cliente, que atuam dentro das Unidades. 

“Assim como ou outros dois projetos premiados pela ABRH-PR, essa metodologia foi criada para resolver um problema. Percebemos um distanciamento na entrega esperada do colaborador em relação à comportamento, execução técnica e engajamento nas atividades cotidianas e diagnosticamos que essa situação poderia ser resolvida com formação. Investimos num upgrade dado no treinamento de integração: duração de sete dias, aprofundamos os conteúdos que eram enxutos, realizamos vivência do uso dos sistemas de atendimento, e acompanhamento aos atendimentos presenciais. O propósito é desenvolver agentes de transformação, que agreguem valor a si mesmo e a organização”, finaliza Cintia. 

Mais de 230 pessoas já participaram da iniciativa no Paraná e Santa Catarina e 84,6% dos colaboradores pontuaram que o grau de adaptação à empresa seria entre médio a difícil caso não tivessem participado do treinamento.   


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