Voltar

Pilates: um aliado para melhorar a qualidade de vida na gestação

Pilates: um aliado para melhorar a qualidade de vida na gestação

Atividade fortalece a musculatura e minimiza desconfortos, como a dor nas costas; Clinipam oferece a modalidade no Programa Gestante Bem Cuidada

O Pilates é uma prática que combina respiração, alongamento e fortalecimento. A modalidade está na grade de aulas de muitas academias e faz parte das atividades oferecidas no Programa Gestante Bem Cuidada, da Clinipam, uma empresa do Grupo NotreDame Intermédica. Essa atividade é realizada em parceria com o Centro de Qualidade de Vida (CQV), uma unidade especializada na prevenção e controle de doenças crônicas. Em razão da pandemia, as beneficiárias do Paraná e Santa Catarina podem participar das aulas promovidas online, por meio da plataforma zoom, às terças e quintas, às 15h e 19h. Para mais informações, entrar em contato via email: gestantebemcuidada@clinipam.com.br.

Taciana Bonete, gerente do CQV e idealizadora do Programa Gestante Bem Cuidada conta que se o obstetra liberar, os exercícios físicos estão podem ser realizados na gravidez. “No período gestacional, a atividade deve ser de baixo impacto e intensidade leve a moderada. Movimentar-se é de extrema importância para a mãe e para o bebê porque oferece muitos benefícios, como: controle do peso, prevenção de diabetes gestacional e aumenta a chance de sucesso do parto normal”, explica.

Além dos benefícios tradicionais do exercício físico, a aplicação dos princípios do Método Pilates reduz os desconfortos durante a gestação. A atividade fortalece a musculatura da região pélvica, que é primordial para evitar os escapes urinários. Os exercícios também promovem alongamento e fortalecimento muscular, que minimizam as tão temidas dores na coluna.


Você conhece o Programa Gestante Bem Cuidada?

O Programa Gestante Bem Cuidada foi implantado em maio de 2018 em Curitiba e, recentemente, foi estendido para Santa Catarina. É composto por uma equipe selecionada que inclui enfermeiras e enfermeiras obstétricas e médicos obstetras que atendem consultas de pré-natal das gestações de risco habitual e de alto risco. Já atendeu mais de 1.800 gestantes na capital do Paraná e região metropolitana e 47 gestantes catarinenses.

Taciana relata que um dos principais objetivos do Programa é realizar o acolhimento, vínculo em todo o período gestacional e emponderar as mulheres para o parto e pós parto. “Para isso, o Gestante Bem Cuidada permeia suas atividades nas boas práticas de assistência a gestante, parturiente e puérpera com orientações baseadas em evidências científicas atuais. A gestante que faz parte do programa pode usufruir de forma gratuita de todas as ações que o Programa oferece”.  


Confira os cursos realizados pelo Programa Gestante Bem Cuidada:  

ALEITAMENTO MATERNO: Aborda sobre a pega correta, posição para a mamada, duração, cuidados com as mamas, como tratar ingurgitamento mamário, entre outros.  

GESTAÇÃO: Aborda as principais mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gestação, os aspectos psicológicos e a prática de atividade física. Presença da psicóloga, fisioterapeuta e enfermeira obstétrica. 

CUIDADOS COM O BEBÊ: Aborda os principais cuidados com o recém-nascido, contato pele a pele, mamada, cuidados com o coto umbilical, vacinas, banho, entre outros.

TRABALHO DE PARTO & PARTO: Aborda sobre as vantagens e desvantagens do parto normal e do parto cesárea, métodos de alívio da dor, analgesia, boas práticas na assistência ao parto, parto humanizado, entre outros.

OFICINA PLANO DE PARTO: Aborda a elaboração do plano de parto baseado nas boas práticas da assistência ao trabalho de parto, parto e puerpério.

No momento, todos os grupos ocorrem de forma online na Plataforma Teams, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Veja mais notícias