Voltar

Até que idade passar a criança no pediatra?

Até que idade passar a criança no pediatra?

Além de buscar a cura, o foco dessa especialidade é estimular hábitos saudáveis e prevenir doenças

O termo “pediatria” é a junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura). Esse é o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as nuances que envolvem as fases de vida de um indivíduo, desde o nascimento até os 19 anos de idade.

A Dra. Jacqueline Rodrigues Ferreira, que atende no Centro Clínico da Criança, explica que os pais podem escolher o pediatra infantil antes mesmo do nascimento do bebê. “O atendimento se inicia desde o pré-natal e esse médico acompanha a família e seu novo paciente desde o parto. O ideal é que os papais e as mamães escolham o pediatra no início da gestação, criando um vínculo do profissional com toda a família”, diz a Dra. Jacqueline.

Ela explica ainda que o papel do pediatra é cuidar da saúde da criança, que envolve todo o processo de cura, além da promoção de comportamentos saudáveis, prevenção de doenças e diagnósticos e prescrição de tratamentos.

A importância da relação médico paciente desde a primeira infância

Toda criança e adolescente deve ter um pediatra para chamar de seu, que o conheça e o acompanhe em todas as fases de crescimento e desenvolvimento. Esses profissionais sabem respeitar as peculiaridades de cada etapa da vida de seus pacientes, estimulando o autocuidado, a resiliência e a capacidade crítica para reflexão, estando atento aos interesses das diferentes faixas etárias. “Cabe ao pediatra à assistência aos seus pacientes e familiares com técnica de humanidade, lembrando que a criança e o adolescente também devem ser sempre ouvidos e respeitados. A sensibilidade para realizar a comunicação com seus pacientes e familiares também é um fator importante no tratamento pediátrico”, informa Jacqueline.

Quando cortar o cordão umbilical?

Você sabia que existe também uma especialidade da medicina pediátrica própria para a fase da adolescência? O médico hebiatra é aquele que cuida dos adolescentes: todo indivíduo entre 10 e 20 anos incompletos, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os profissionais que lidam com crianças e adolescentes sentem prazer genuíno ao lidar com os pequenos e seus familiares. Quando a criança e adolescente crescem junto com um médico de confiança e vinculado à família fica difícil cortar o cordão umbilical. “E esse apego ao pediatra é fruto de uma relação de confiança mútua, construída ao longo do crescimento”, conclui a Dra. Jacqueline.

Veja mais notícias