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Saúde da mulher: primeiro cuide de você para poder cuidar bem do outro

Saúde da mulher: primeiro cuide de você para poder cuidar bem do outro

Neste mês, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Clinipam deseja despertar em suas clientes a vontade de cuidar da própria saúde, física e mental; hoje trazemos dicas para incentivar o público feminino a olhar para si com mais amor 


Quem convive com crianças pequenas percebe facilmente que as meninas apreciam brincar com as bonecas, embalando-as e oferecendo cuidados como se de fato estivessem diante de um bebê. Elas também gostam de brincar de fazer comida com as panelinhas e repetem até o papel das professoras, contando histórias para seus ursinhos de pelúcia.

Isso porque, desde cedo, as mulheres são preparadas para serem cuidadoras. Esse zelo com o outro está enraizado culturalmente no padrão de comportamento do gênero feminino - geralmente mais sensível e acolhedor, na comparação com os homens. Daí entendemos por que, muitas vezes, na vida adulta, as mulheres ocupam seus dias se dedicando aos outros e esquecem de olhar para si mesmas. 

E nesse mês de março, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, queremos conversar com elas sobre a importância de investir um tempo na sua própria saúde. Afinal, é preciso sentir-se bem e disposta para conseguir dar a devida atenção aos seus pais, companheiros e filhos – algo que é tão importante para a realização das mulheres que carregam no DNA o instinto maternal. 

Reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar o público feminino a ter mais saúde, qualidade de vida e sensação de bem-estar:

1. Adoção de hábitos saudáveis 

A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são atitudes básicas para quem quer viver mais e melhor. O controle do peso não é somente uma questão estética, mas de saúde. A obesidade é porta entrada para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e aumento no índice de colesterol e triglicerídeos, que elevam o risco de doenças cardiovasculares.
No hall da adoção dos hábitos saudáveis podemos citar também a ingestão de água, que é fundamental para que o metabolismo, as atividades celulares e o funcionamento do intestino se mantenham saudáveis. O recomendado é que sejam ingeridos, ao menos, 2 litros de água diariamente.  
O sal, em excesso, é mais um vilão da saúde feminina por provocar retenção de líquidos, que causa inchaço em diversas regiões do corpo, como pés e barriga, além de aumentar a chance de hipertensão.
O tabagismo também é um dos maiores inimigos da saúde e está associado ao aparecimento de tumores. O cigarro é considerado um fator de risco para o câncer de pulmão e ainda pode desencadear outros tumores, como os de boca, de estômago, de laringe e de pâncreas.
Além disso, uma pesquisa recente do Centro para Pesquisa em Câncer, em Seattle, nos Estados Unidos, aponta que há cada vez mais evidências de que o tabaco pode elevar as chances do tipo mais comum de câncer de mama em mulheres de até 44 anos.

2. Cuide da saúde mental
Cultivar uma mente sadia é primordial para que a vida possa ser vivida da melhor maneira em todos os momentos. A literatura científica aponta que a mulher apresenta vulnerabilidade marcante em relação a sintomas como ansiedade e depressão, especialmente associados ao período reprodutivo.
A depressão é, comprovadamente, a doença que mais causa incapacitação em mulheres, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Para se ter uma ideia da gravidade desse problema, a morte por suicídio, no mundo todo, é a segunda causa de morte para mulheres na faixa de 15 a 44 anos de idade.
No caso das mulheres idosas, há ainda a questão do isolamento social e transtornos emocionais devido à aposentadoria, à viuvez, às alterações fisiológicas, e dos sofrimentos provocados por uma sociedade que supervaloriza a juventude e desvaloriza as marcas do envelhecimento feminino.
Por isso, em casos de comportamento depressivo e ansioso, episódios recorrentes de insônia e estresse, é muito importante procurar ajuda.

3. Realização de exames periódicos
Todo mundo já sabe: é melhor prevenir que remediar. Por isso, as visitas ao seu médico de confiança são importantes para planejar e fazer qualquer rotina preventiva pode realmente trazer benefícios.

4. Cultive a autoestima
A forma como nos sentimos acerca de nós mesmos é algo que afeta crucialmente todos os aspectos da nossa experiência, desde a maneira como agimos no trabalho, no amor, nas amizades e até o modo como atuamos como pais. Por isso a autoestima é tão importante e reflete em cada aspecto da vida. O valor dado a cada pessoa por si mesma é fundamental para o bem-estar mental e físico. Os pilares da autoestima são: autoaceitação, autoconfiança, rede de convivência social, aprender a eliminar a culpa, ter autocompaixão com os próprios erros, não se comparar com os outros, viver o presente, agradecer todas as coisas boas e comemorar as vitórias – mesmo aquelas que aos olhos dos outros possam parecer pequenas, como cumprir uma meta de emagrecimento ou de praticar exercícios físicos.

5. Reserve um tempo para você
Reserve na sua agenda um momento para encontrar-se consigo mesmo. As mulheres precisam compreender que elas mesmas são o que há de mais importante, ou seja, precisam levar a sério a si mesmas, sem guardar sua preocupação apenas para o trabalho, família ou afazeres domésticos. Defina na semana um tempo só para você e escolha algo que lhe traga prazer - tomar café com uma amiga, caminhar no parque e ouvir sua play list preferida, ler um livro, assistir um filme, fazer uma massagem relaxante ou ir à sauna. A vida é curta demais para deixarmos de lado as coisas que mais gostamos.
Agora que você já sabe como cuidar de si mesmo recomece do zero: temos 10 meses em 2020 para mudar nosso comportamento. Faça um planejamento e inclua na sua rotina, pelo menos, boa parte do que você leu nesse texto. O propósito da Clinipam é oferecer o melhor para cuidar do bem mais preciso dos nossos beneficiários: a sua saúde. Por isso, nos preocupamos em apontar os caminhos para manter sou corpo e sua mente saudável.
E já que em março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, escolhemos um texto de Carlos Drummond de Andrade que demonstra como as mulheres são, verdadeiramente, fantásticas! Boa leitura.

As Mulheres São Fantásticas

A mãe e o pai estavam assistindo televisão quando a mãe disse:
– Estou cansada e já é tarde. Vou me deitar.
Foi à cozinha fazer os sanduíches para o lanche do dia seguinte na escola, passou água nas vasilhas das pipocas, tirou a carne do freezer para o jantar do dia seguinte, confirmou se as caixas de cereais estavam vazias, encheu o açucareiro, pôs tigelas e talheres na mesa, e preparou a cafeteira do café para estar pronta pela manhã.
Pôs ainda umas roupas na máquina de lavar, passou uma camisa a ferro, pregou um botão que estava caindo. Guardou umas peças de jogos que ficaram em cima da mesa, e pôs o telefone no lugar. Regou as plantas, despejou o lixo, e pendurou uma toalha para secar.
Bocejou, espreguiçou-se e foi para o quarto. Parou ainda no escritório e escreveu uma nota para a professora do filho, envelopou junto com o dinheiro para pagamento de uma visita de estudo e apanhou um caderno que estava caído debaixo da cadeira. Assinou um cartão de aniversário para uma amiga, selou o envelope, e fez uma pequena lista para o supermercado, colocou ambos perto da carteira.
Nessa altura, o pai disse lá da sala:
– Pensei que você tinha ido se deitar.
– Estou a caminho – respondeu ela. Pôs água na tigela do cão e chamou o gato para dentro de casa. Certificou-se de que as portas estavam fechadas. Passou pelo quarto de cada filho, apagou a luz do corredor, pendurou uma camisa, atirou umas meias para o cesto de roupa suja e conversou um bocadinho com o mais velho que ainda estava estudando no quarto. Já no quarto, acertou o despertador, preparou a roupa para o dia seguinte e arrumou os sapatos. Depois lavou o rosto, passou creme, escovou os dentes e acertou uma unha quebrada. A essa altura o pai desligou a televisão e disse:
– E foi. Sem mais nada. Vou me deitar.

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