Voltar

Saúde financeira dos colaboradores é levada a sério na Clinipam

Saúde financeira dos colaboradores é levada a sério na Clinipam


Educação financeira não é apenas encontrar uma alternativa para sair do vermelho: é aprender a gastar, a fazer escolhas e como guardar dinheiro. O planejamento econômico é essencial para ter uma vida mais tranquila e mais feliz a curto e a longo prazo. E para cuidar da saúde financeira dos seus colaboradores, a Clinipam realiza, durante o mês de agosto, palestras sobre educação financeira ministrada por profissionais do Banco Santander – parceiro da ação – em todas as unidades do Grupo.  

A iniciativa faz parte do Projeto “Jeito de Ser Clinipam”, que trabalha com oito pilares. O “Ser econômico” é um deles. A realização de sonhos passa pelo equilíbrio financeiro: para fazer uma viagem com a família, oferecer uma festa de casamento ou adquirir um carro ou um imóvel é preciso saber poupar. E tanto a realização dos sonhos quanto a sensação de tranquilidade proporcionada por todos os boletos pagos, interferem na qualidade de vida dos indivíduos. Por isso, o tema educação financeira é tão importante para a Clinipam.

Nas palestras, os colaboradores da empresa ganharam conhecimento e habilidade para tomar as melhores decisões quando o assunto é dinheiro. Além de aprenderem sobre a importância do controle orçamentário; como evitar endividamentos; os efeitos positivos de construir uma reserva financeira (pelo menos 10% do salário); os funcionários tiveram a oportunidade de compreender que o cartão de crédito e o cheque especial, por exemplo, são ferramentas oferecidas pelos bancos que devem ser usadas com cautela, em situações emergenciais. A conta é simples: os valores das suas despesas não podem ultrapassar a sua renda. Se isto estiver acontecendo, alguns gastos precisam ser eliminados da sua planilha. Outra dica é procurar fontes de rendas alternativas para aumentar a receita. E, no final da palestra, eles ganham um cofrinho de brinde para simbolizar a ideia de que poupar é possível.

E para incentivar ainda mais uma mudança de cultura dos colaboradores para que eles sejam mais organizados em relação às finanças e aos hábitos de consumo, a Clinipam propôs a realização de dois bazares presenciais e outra edição virtual, que será promovida por meio da intranet. O intuito é plantar uma sementinha nos colaboradores, para que eles percebam a importância de consumir de forma consciente. E para quem quiser se aprofundar no assunto, a operadora vai disponibilizar dicas pela intranet sobre a educação financeira. A equipe também terá a sua disposição livros para empréstimo sobre o tema.

    

Veja mais notícias