Voltar

Hospital Ônix agora integra Rede Sentinela

Hospital Ônix agora integra Rede Sentinela


Atrelado à Anvisa, observatório contribui para aprimoramento dos processos de trabalho para a gestão do risco sanitário em hospitais


O Hospital Ônix, da Clinipam, agora faz parte da Rede Sentinela, uma iniciativa da Anvisa que funciona como uma espécie de “observatório” para melhorar as estratégias do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária – VIGIPOS (instituído pela Portaria Ministerial MS n° 1.660, de 22 de julho de 2009).

A Rede Sentinela contribui, sobretudo, com a segurança e gestão de risco dos pacientes no que diz respeito ao uso de medicamentos, exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes.

O objetivo é buscar um padrão de excelência no atendimento aos pacientes por meio de indicadores, qualidade assistencial, gerenciamento de riscos e experiência satisfatória dos pacientes.

 Todos os participantes devem ter comissões em sua estrutura de gestão, sendo as principais: núcleo de segurança do paciente, comitê transfusional, comitê de óbitos e comitê de controle de infecção hospitalar.

Fernanda de Castro Figueiredo Pereira, enfermeira do setor de Educação Continuada da Clinipam, explica que a adesão à Rede Sentinela é um ato voluntário, que não envolve qualquer transferência direta de recursos financeiros. “Qualquer hospital pode participar e a contrapartida é excelente. É uma oportunidade de fazer uma autoanálise no que diz respeito ao ganho de qualidade e revisão nos processos de trabalho de vigilância e gestão de riscos. Quando temos acesso às informações de outros empreendimentos, podemos medir nosso trabalho e verificar nossos erros e acertos. Com base nesses dados, podemos planejar ações para melhorar, cada vez mais, nosso atendimento”, afirma.

E os benefícios não param por aí, segundo Fernanda. “A troca de informações é muito rica. Os participantes da Rede Sentinela têm acesso a capacitações presenciais e à distância promovidas por instituições renomadas no Brasil, como Albert Einstein e Sírio Libanês, que oferecem esse apoio gratuito. Há cursos também com foco em liderança”, destaca.

Para os beneficiários, essa conquista da Clinipam também deve ser comemorada: é uma chancela que demonstra que a empresa está sempre investindo em boas práticas para melhorar seu atendimento e relacionamento com os clientes.


Veja mais notícias