Voltar

Conheça Rubens Lieto Massuda e seus 35 anos de Clinipam

Conheça Rubens Lieto Massuda e seus 35 anos de Clinipam


Rubinho: exemplo de superação e inspiração para todos os colaboradores da Clinipam

Rubens Lieto Massuda, conhecido por grande parte dos colaboradores da Clinipam como Rubinho, tem 56 anos, sendo que 35 deles – mais da metade da sua vida - foram vividos dentro da empresa. Ele pode ser considerado uma espécie de patrimônio tombado da corporação porque é reconhecido por todos os seus companheiros de jornada como uma figura muito importante no cotidiano da operadora, por seu comprometimento e engajamento.

Rubinho possui leve deficiência motora e mental, que não impediram de ingressar no mercado de trabalho. Iniciou as atividades na Clinipam ainda quando o endereço era no Shopping Mueller, na época da fundação. Desde seu ingresso, já percorria vários pontos da cidade transportando os malotes. Depois, migrou para o Laboratório Bom Jesus (do Grupo Clinipam), na Rua Senador Alencar Xavier e, depois, para a sede da Mateus Leme, em Curitiba.

Incansável, sorridente e esbanjando disposição, ele é dos profissionais com necessidades especiais que fazem parte do grupo Clinipam. Hoje transporta os documentos para lá e para cá, com muito zelo e cuidado, ciente da responsabilidade que sua ocupação requer. No setor administrativo, no qual ocupa o posto de auxiliar, é indispensável: é a ele que todos recorrem quando é necessário percorrer as unidades da operadora com os malotes que levam os pedidos urgentes.

Jamais falta ao trabalho e, nos dias de chuva, aparece adornado com capa e guarda-chuva. Afinal, o que são umas gotinhas de água para quem atravessou um mar de desafios e venceu todas as dificuldades impostas por sua deficiência?

Rubinho ainda exerce outro papel muito importante no dia a dia da Clinipam, que ultrapassa os muros da empresa. É ele que cuida dos papeis que serão descartados. Com o cuidado e o capricho de um artista ele passa horas do seu expediente picando as folhas que serão destinadas para a reciclagem (você sabia que o mesmo papel ser reciclado até 10 vezes?)

Reciclador de humor

Rubinho não é responsável apenas pela sustentabilidade no seu sentido mais restrito, relacionado ao reaproveitamento de bem materiais, ação que tem grande importância para a preservação do meio ambiente. Ele parece carregar o significado da palavra reciclar no seu DNA. A simples presença dele transforma as pessoas que vivem ao seu redor. O colaborador esconde a pureza, a alegria genuína e inocência de uma criança, no corpo de um adulto e renova a energia do ambiente.

Seu bom humor é infalível para aliviar qualquer pressão. Além disso, as cartas com mensagens carinhosas que escreve para suas amigas no trabalho – como ele as considera e faz questão de colocar no papel endereçado a cada uma delas - demonstram sua generosidade, sua empatia, sua capacidade de espalhar gentileza por onde passa, com um simples gesto.



Para sair da rotina, Rubinho assiste filmes de comédia, acompanha os resultados do Athletico, seu time do coração e ainda pinta quadros (sim, ele é um artista de verdade!) que enfeitam as paredes dos setores administrativos da Clinipam. Acompanhar diariamente o progresso de Rubinho, que frequenta a escola de segunda à sexta, trabalha quatro horas no contraturno na Clinipam e ainda encontra tempo e disposição para ir à academia no final do expediente, é algo transformador! 

Muito obrigada, Rubinho! Sua presença, por si só, é revigorante! Todos os dias, aprendemos muito com você, principalmente sobre aquelas soft skills, que tanto se fala na área de recursos humanos, e que não são ensinadas nos bancos das universidades.


Veja mais notícias