Voltar

Saiba quais são os exames disponíveis para detectar a Covid-19

Saiba quais são os exames disponíveis para detectar a Covid-19

Apesar das medidas de relaxamento do isolamento social, a pandemia da Covid-19 continua fazendo vítimas ao redor do mundo. A doença, causada pelo SARS-CoV-2 (também conhecido como novo Coronavírus) pode ou não se manifestar no corpo através de sintomas. Quando os sintomas existem, costumam ser iguais aos de uma gripe ou resfriado comum. Ao senti-los, é preciso ficar atento e buscar ajuda médica, preferencialmente por consulta a distância.

A partir do 3º dia de sintomas já é possível realizar um teste para detectar se está ou não com a Covid-19. Porém, é preciso primeiro entender quais são os exames disponíveis para isso e quando cada um deles é indicado. Confira:

RT-PCR

É o exame padrão para detectar o vírus. Deve ser feito entre o 3° e o 7° dia do aparecimento dos sintomas (período em que o vírus está ativo no organismo). É realizado através da análise de uma coleta por raspagem no nariz ou garganta. Após o 7º dia de sintomas o exame não é mais indicado, pois pode gerar resultado errôneo. Atualmente, o plano de saúde cobre apenas o exame RT-PCR.

Sorologia

O exame é realizado para detectar diversas doenças infecciosas causadas por vírus. Deve ser feito cerca de 8 dias após o aparecimento dos sintomas, sendo necessária à coleta de sangue para analisar se há anticorpos no organismo para combater o Coronavírus. Se realizado no início dos sintomas pode dar falso negativo, uma vez que os anticorpos que combatem a doença só surgem depois de um certo período de exposição ao vírus. 

Teste rápido

Esse exame dispensa o pedido médico, porém é de uso profissional e não coberto pelo plano de saúde. O teste pode ser feito por coleta de sangue normal ou capilar (ponta do dedo). Ele não é suficiente para estabelecer um diagnóstico da doença! Portanto, mesmo que você faça o teste e o resultado seja negativo, é essencial que você busque ajuda médica se estiver com os sintomas e que continue tomando os devidos cuidados para evitar a propagação do vírus. 

Ainda tem dúvidas sobre os exames? Fale com nossa equipe do Dr. Clinipam, disponível 24h todos os dias da semana para tirar dúvidas médicas e te auxiliar em diversos sintomas e queixas médicas.


O posto de coleta Boqueirão do Laboratório Bom Jesus é exclusivo para a coleta de exames para diagnóstico do Coronavírus (Covid-19) - necessária a prescrição do médico.

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 7481

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 6h30 às 19h e sábado, das 6h30 às 13h.

Veja mais notícias