Voltar

Dr. Clinipam é um dos precursores da Telemedicina no Brasil

Dr. Clinipam é um dos precursores da Telemedicina no Brasil

Serviço 24 horas amplia assistência aos beneficiários e ganha destaque em tempos de pandemia para evitar aglomerações nas unidades e hospitais

A telemedicina já está consolidada em vários países europeus e também é usada em grande escala nos Estados Unidos. No Brasil, a Clinipam, uma empresa do Grupo NotreDame Intermédica, foi uma das vanguardistas ao adotar a prática, ainda em 2018, com o lançamento do aplicativo Dr. Clinipam.

Em tempos de pandemia, em que a orientação é evitar aglomerações principalmente em unidades de saúde, clínicas e hospitais, para conter a escalada do Coronavírus, o atendimento via chat do Dr. Clinipam foi ampliado e funciona 24 horas, todos os dias da semana. O aplicativo está disponível para todos os beneficiários.

Eles são atendidos por uma equipe de médicos e enfermeiros que realizam a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde) para indicar a forma de tratamento, prescrever medicamentos, além de triar casos de urgência ou recomendar consultas eletivas. Nesses casos, os pacientes podem marcar consultas com especialistas, por chamada de vídeo ou celular. Para isso, basta agendar horário pela Central de Atendimento, WhatsApp ou App Clinipam.

O aplicativo Dr. Clinipam é indicado para pacientes que apresentam diversos sintomas, principalmente quando são queixas agudas que surgiram recentemente, num período inferior a duas semanas. Queixas de dor de cabeça, dor no estômago, lesões de pele, interações medicamentosas, ajustes de doses de medicamentos, alterações de pressão arterial são algumas das situações nas quais o beneficiário pode buscar orientação nessa ferramenta. Os profissionais do Dr. Clinipam também vão indicar o melhor caminho para os pacientes com sintomas gripais, que podem estar relacionados à Covid-19.

Vale ressaltar que todos os médicos que atendem via Dr. Clinipam e telemedicina estão capacitados para realizar prescrição de medicamentos, exames e atestados, dentro de cada situação específica. Os pacientes que precisarem renovar a receita devem agendar uma teleconsulta com o especialista que faz o acompanhamento ou com um médico da família. 

Mesmo antes da pandemia, que acelerou o crescimento da telemedicina no Brasil, o Dr. Clinipam já era uma ferramenta testada e aprovada pelos beneficiários Clinipam por oferecer conforto e praticidade.

O nível de satisfação dos pacientes é alto e muitos deles são reincidentes no uso da plataforma. Muitas pessoas querem sanar dúvidas simples, como a interpretação de um exame, ou verificar se está tudo bem em situações em que soa um alarme – por menos barulhento que seja – de que alguma coisa está errada no organismo. A telemedicina é útil, sobretudo, nessas situações pontuais.

As gestantes e as mamães de primeira viagem lideram o ranking na busca pelo teleatendimento. Por insegurança e excesso de zelo, elas lotavam os prontos socorros em situações corriqueiras, como a mudança da cor ou do formato das fezes dos bebês. Agora, com o aplicativo Dr. Clinipam Online, recebem orientação de um profissional sobre como agir diante daquele cenário, evitando o desconforto das filas nos plantões médicos.

A diminuição do congestionamento nas emergências, aliás, é uma das principais vantagens da telemedicina. Um estudo no Albert Einstein, que implantou o recurso de forma experimental desde 2012, aponta que um projeto de orientação aos pacientes a distância evitou 83% das idas desnecessárias à emergência e obteve 96% de aprovação dos usuários.

Veja mais notícias