Voltar

Demonstrações Contábeis 2019

Demonstrações Contábeis 2019

Relatório da Administração

Nos termos das disposições estatutárias, legais e regulatórias, submetemos à apreciação de V.Sas. as demonstrações financeiras da Clinipam - Clinica Paranaense de Assistência Médica Ltda e o relatório dos auditores independentes referentes ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2019.


Desempenho econômico financeiro

Em um ano de ajustes econômicos e de aprovações de medidas importantes para o crescimento do País, e de lenta recuperação econômica, conseguimos bons resultados com o vento contrário ao setor. Ainda assim, o desempenho da companhia foi consistentemente crescente, encerrando o exercício com um crescimento de 22,6% nas contraprestações efetivas. No entanto, em função da alta inflação médica, apresentada muito acima dos níveis de inflação oficiais, além aumento do nível da utilização dos serviços, continuamos dando atenção especial às áreas sensíveis ao negócio. Estamos trabalhando forte no sentido de reduzir custos médicos e outras despesas diretamente relacionadas à assistência à saúde.

Apesar de todo o cenário adverso, encerramos o exercício com um lucro líquido na ordem de R$ 61 milhões.
Importante ressaltar que o Grupo Clinipam vem crescendo de forma consistente. O número de beneficiários atendidos cresceu a uma taxa média anual de, aproximadamente, 17% ao ano, se consolidando como a maior plataforma independente de saúde suplementar com rede própria de atendimento na região Sul do país. São mais de 340 mil clientes de saúde familiares e empresariais no Paraná e em Santa Catarina.
Essa solidez, reputação e sustentabilidade, atraíram o olhar do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), cujo modelo assistencial se assemelha ao da Clinipam.

Com 4,9 milhões de beneficiários, o GNDI é a maior empresa de saúde do Estado de São Paulo e destaca-se pela rápida e constante evolução dos seus serviços, que resultam na qualidade assistencial oferecida a custos acessíveis, posicionamento que converge com o da Clinipam. Desde 1968 no mercado de saúde, o GNDI dispõe de ampla rede própria de centros clínicos, hospitais, prontos-socorros, maternidades, pontos de coleta ambulatoriais, espaços de convivência para o público sênior e unidades de medicina preventiva, além de rede credenciada e clínicas odontológicas presentes em todo o País.

Em novembro de 2019 houve a assinatura da intenção de venda, sendo que as empresas do Grupo seguem suas operações normalmente, certos de que o sucesso da transação proporcionará saúde de qualidade acessível a gerações de brasileiros. A confirmação da negociação está sujeita à aprovação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).


Política de destinação dos resultados do exercício

Em conformidade com a legislação societária, após absorção dos lucros/prejuízos acumulados, e distribuição de dividendos, o saldo remanescente foi transferido para conta de reserva de lucros.


Principais investimentos realizados

- Abertura de filial em Joinville – SC;
- Início da construção do parque de exames laboratoriais no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba com programação de cerca de 4.000 m²;
- Início da Construção da Unidade de atendimento no bairro Mercês, na região central de Curitiba com aproximadamente 2.500 m²;
- Reforma da Unidade do Coração em Curitiba, duplicando a área de atendimento;
- Reforma do 6º andar do prédio situado na Rua Monsenhor Celso, centro de Curitiba, com ampliação de mais oito consultórios;
Todos esses investimentos demonstram claramente que investir em saúde e qualidade de vida é a nossa prioridade.


Perspectivas e planos da Administração

Mesmo com a assinatura da intenção de venda para o Grupo GNDI, a Clinipam continua confiante no desenvolvimento do setor de saúde suplementar no Brasil.
Continuaremos oferecendo muito mais do que um plano de saúde a preços competitivos, através do gerenciamento de custos por meio de programas especiais, visando obter resultados positivos e sustentáveis, com benefícios para todos os públicos envolvidos.


Declaração sobre capacidade financeira

A companhia dispõe e tem capacidade financeira suficiente para cumprir as obrigações, junto à ANS e seus fornecedores.


Agradecimentos

Por fim, é forçoso reconhecer que nestes 36 anos não nos faltaram o apoio decisivo e a confiança de fornecedores e parceiros de negócios. Agradecemos também a dedicação apaixonada de todos os colaboradores que fizeram da Clinipam, pelo 6º ano consecutivo, uma das melhores empresas para se trabalhar na área de saúde do sul do Brasil. E, claro, muito obrigado aos mais de 340 mil associados, razão final do trabalho que desempenhamos.


Cadri Massuda
Sócio administrador


CLINIPAM DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS
RELATÓRIO DA AUDITORIA INDEPENDENTE

Veja mais notícias