Voltar

Corrida Clinipam revela talentos mirins e juvenis do Paraná

Corrida Clinipam revela talentos mirins e juvenis do Paraná

Última etapa do circuito 2019 foi realizada neste domingo; objetivo da operadora, ao patrocinar, é mostrar para seus beneficiários e para a comunidade local todos os benefícios que o esporte proporciona no desenvolvimento das crianças e adolescentes

“Você pode ser tudo que quiser. Para alcançar um sonho basta ter foco e determinação”. A declaração foi feita por Helena Mezz, na última etapa da Corrida Clinipam - Circuito Infantil de Corridas de Curitiba, uma realização da Prefeitura de Curitiba com patrocínio da Clinipam, que aconteceu no último domingo (1/12), no Parque Barigui. Beneficiária da operadora de saúde, a atleta e sua irmã gêmea, Ana Mezz, participaram das quatro etapas da competição e subiram ao podium em todas as edições. Helena, que sagrou se campeã brasileira de atletismo na categoria dos 1.000 metros, recentemente, no mês de novembro, também levou a tão sonhada medalha de ouro em todas as etapas da Corrida Clinipam.
Vencer não é nenhuma novidade para Helena, mas, mesmo assim, a sensação ao cruzar a linha de chegada por primeiro se repete a cada competição. “É uma emoção muito grande, todas às vezes. Treino muito, me esforço bastante e as vitórias são a coroação de todo meu trabalho”, diz a campeã.
E é justamente essa mensagem transmitida por Helena, que mostra toda a satisfação e as recompensas que o esporte pode trazer para nossa vida, que a Corrida Clinipam quis passar para os beneficiários da operadora e para toda a comunidade de Curitiba. “Nosso objetivo é incentivar o público infantil a deixar a televisão e os jogos eletrônicos de lado e sair correndo por aí. Acreditamos que motivar as crianças a praticarem atividades esportivas é o maior legado deixado pela competição. Conseguimos trazer nossos clientes para as quatro etapas da corrida e mostrar para eles que o esporte é amigo da saúde e um aliado para o crescimento pessoal. Ensina as crianças a importância de ter disciplina, a lidar com a frustração e que é possível superar nossos próprios limites e cruzar a linha de chegada. O resultado foi muito positivo e a adesão dos beneficiários e da comunidade local, que esgotaram as inscrições de todas as etapas, mostra que estamos no caminho certo”, afirma Cintia Dilay, gerente do Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam.
A unidade é especializada na promoção da saúde e no controle de doenças crônicas, como a obesidade. Essa enfermidade é considerada um problema de saúde pública: a obesidade infantil atinge pelo menos cinco milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), trazem informações alarmantes sobre a obesidade infantil: nas últimas quatro décadas, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos com sobrepeso aumentou em 10 vezes, sendo 13% dos meninos e 10% das meninas, nessa faixa etária. O estudo, que contou com entrevistas por telefone, revela ainda que 53% dos brasileiros estão acima do peso e 45,8% praticam atividade física insuficiente.
A medicina preventiva é uma das linhas de frente da Clinipam e a corrida infantil é uma forma de estimular a mudança de hábitos e incentivar as crianças a saírem do sedentarismo, para evitar a obesidade e outras comorbidades decorrentes desse problema, como pressão alta e diabetes, por exemplo. “Nosso foco não é tratar doenças, mas, acima de tudo, desenvolver programas capazes de melhorar a condição de saúde dos nossos beneficiários. Por isso criamos, há mais de 15 anos, o CQV. Nossa equipe multidisciplinar não mede esforço para melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar dos nossos clientes. E quando nos envolvemos em eventos como a corrida infantil, nossa intenção é estender nossas ações voltadas para a promoção da saúde, como fazemos no CQV, para toda a comunidade. Dentro do CQV, temos um Programa voltado à obesidade infantil, chamado de Mova-se”, explica Massuda.
O Programa é ofertado gratuitamente a pacientes em tratamento realizado pelo Ambulatório de Sobrepeso e Obesidade Infantil, da Unidade da Criança.
Revelação de novos talentos
Além de levar mais saúde para as crianças e adolescentes curitibanos, por meio da adoção de um estilo e vida mais saudável, a Corrida Clinipam já se tornou uma tradição entre os pequenos e é um celeiro de campões. George André Cordeiro, treinador da Smelj CIC, comanda a equipe Permanente de Desempenho de Curitiba desde 2012. Idealizado pela prefeitura, o Projeto prepara jovens atletas para competições nacionais e internacionais. Cordeiro elogia a iniciativa da Clinipam, que viabiliza a realização de competições de atletismo. “Além de promover a saúde, a corrida é uma oportunidade para descobrir novos talentos. Muitos que estão aqui são campeões nacionais em suas categorias. E são eles que vão representar Curitiba nas maratonas mundo afora no futuro”, finaliza.
Veja mais notícias