Voltar

Corrida de rua infantil reuniu 2 mil participantes na Praça Nossa Senhora da Salete

Corrida de rua infantil reuniu 2 mil participantes na Praça Nossa Senhora da Salete

Evento, que aconteceu no último domingo, dia 9, premiou com medalhas atletas profissionais e amadores

As gêmeas Ana e Helena Mees Valério, de 13 anos, já são veteranas nas pistas e, mais uma vez, conquistaram medalhas de terceiro e primeiro lugar, respectivamente, durante a 2ª Etapa da Corrida Clinipam - Circuito Infantil de Corridas de Rua de Curitiba, uma realização da Prefeitura com patrocínio da Clinipam. O evento, realizado no domingo, dia 9 de junho, foi na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. A prova reuniu 2 mil crianças e adolescentes de 2 a 16 anos. Todos os participantes ganharam medalhas e os melhores em cada categoria, assim como Ana e Helena, subiram no pódium.
Clientes da Clinipam desde pequenas, as gigantes do atletismo são inspiração para quem está dando as primeiras passadas. Elas correm desde os 7 anos e, de lá pra cá, colecionam centenas de títulos. Provas do reconhecimento, as medalhas da dupla são armazenadas em caixas, por que faltou espaço nas paredes para registrar tantas conquistas.
E foi um incidente que colocou a corrida na trajetória das meninas. Quando a família morava em Garopaba, em Santa Catarina, Ana se perdeu dos pais e da irmã, durante um passeio num shopping na cidade de Tubarão. Foi encontrada em frente a uma televisão, com os olhos paralisados diante da tela que exibia uma competição de atletismo. "Naquele momento, eu só pensava em sentir a mesma emoção que aqueles competidores, ao cruzarem a linha de chegada", conta.
O pai foi um grande incentivador da dupla e tratou, rapidamente, de realizar o sonho da filha. Helena, a outra irmã, foi no embalo dos dois e não imaginava a potência daquele impulso inicial, que a transformaria numa campeã. "Eu não conseguia nem correr uma quadra. Sentava e chorava no meio fio, mas meu pai me ensinou que eu não poderia desistir", conta Helena.
E é esse sentimento, de superação, que alimenta tantos corredores mundo afora. E é por desertar justamente essa sensação, que a Clinipam escolheu patrocinar uma corrida de rua infantil. A empresa contempla o Mova-se, um Programa voltado para o tratamento e combate da obesidade de crianças e adolescentes.
O ambulatório infantil da Clinipam já conta com 400 pacientes com sobrepeso e obesidade e a psicóloga da unidade, Bruna Cristina Silva Bastos, acredita que participar de uma corrida de rua é uma forma de incentivar mudanças no estilo de vida. “Quando eles experimentam a sensação de terminar uma prova e receber uma medalha, são estimulados a praticar essa atividade física. Além de promover o esporte entre as crianças e adolescentes, queremos despertar nesse público a vontade de cuidar da saúde, adotar hábitos saudáveis e ganhar qualidade de vida”, diz.
Para Dr. Cadri Massuda, diretor executivo da Clinipam, a 2ª etapa cumpriu seu objetivo. “As crianças nos deram uma lição de vida e mostraram como o esporte é importante para o seu desenvolvimento. As competições contribuem muito para a formação do caráter: trabalham com a autoestima e espírito de cooperação, estimula a interação social e ensinam a lidar com as frustrações, com equilíbrio. Sem falar no bem que as atividades físicas fazem à saúde. Estamos felizes porque cumprimos nossa missão e conseguimos incentivar muitas crianças, que participaram de uma corrida pela primeira vez, a incorporarem os exercícios na sua rotina”, diz.

Programa Multidisciplinar

A mudança de comportamento, que envolve toda família, é a principal diretriz do Mova-se. Uma equipe multidisciplinar formada por médicos, educadores físicos, psicólogos e nutricionistas faz o acompanhamento individual das crianças e promove encontros em grupo, sempre com a participação dos pais. É uma maneira de incluir toda a família no processo de perda de peso e manutenção do estilo de vida saudável. “Os encontros são bem dinâmicos e a família leva tarefas para realizar em casa. Ministramos aulas com dicas de preparo de alimentos saudáveis, realizamos jogos e atividades lúdicas, além de todo o acompanhamento emocional necessário para a mudança de hábito. Sabemos que a alimentação também tem relação com o psicológico”, detalha Bruna.
Para o preparador físico Diego Mariano de Souza, que faz parte do Mova-se, é importante que os pais tenham a consciência da importância da atividade física para os pequenos, sem maiores cobranças. “Vale qualquer prática: o importante é não deixar os filhos apenas no sofá, em frente à televisão e fixados nos jogos eletrônicos. “Escolinhas esportivas, academias de lutas e equipes de corrida utilizam a brincadeira como forma de treinar e manter o interesse das crianças”, finaliza.
A 3ª Etapa da Corrida Clinipam - Circuito Infantil de Corridas de Rua de Curitiba já tem data: 1º de setembro, no Parque Barigui. Os interessados podem acompanhar o site e a fanpage da Clinipam no Facebook para as inscrições, em agosto.

Veja mais notícias