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Imunidade em dia pode ajudar a prevenir doenças infecciosas como o Coronavírus

Imunidade em dia pode ajudar a prevenir doenças infecciosas como o Coronavírus


A famosa canja de galinha, o prato colorido com os legumes da estação, a inclusão de frutas no cardápio e a ingestão de muita água são as dicas dos nossos especialistas para manter o organismo saudável


A alimentação equilibrada é uma aliada para evitar ou amenizar os sintomas de doenças infeciosas, entre elas o Coronavírus. Principalmente quando as temperaturas baixarem, é muito importante manter a imunidade em dia. O organismo gasta muito mais energia para manter a temperatura corporal e quem estiver com a imunidade baixa dificilmente escapa das gripes e resfriados. 

Nesse post, vamos trazer algumas dicas preciosas que vão ajudar nossos beneficiários a cuidarem da saúde, com foco na prevenção não só do Coronavírus mas também de outros tipos de gripes. 

A primeira delas é resgatar as receitas da vovó e investir na canja de galinha. A sugestão é da nutricionista Ana Paula Maia, da Clinipam. “O cozimento da carne libera a cisteína, um aminoácido não-essencial que auxilia a manter o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo”, diz. Vale caprichar no tempero: o alho é reconhecido por sua ação anti-inflamatória e antibacteriana, além de conferir muito mais sabor a qualquer preparo.

Os pratos coloridos também são indispensáveis para quem quer adotar um estilo de vida saudável: “frutas, verduras, legumes e grãos integrais são fundamentais para fortalecer a imunidade”, conta Ana Paula. 

Os alimentos sazonais são uma ótima pedida, conforme a nutróloga Raquel Branco Breda, também da Clinipam. “Por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, os “frutos da época” são mais saborosos e mais ricos em nutrientes. Vale apostar em carambola, kiwi, laranja-lima, tangerina, abóbora, cogumelos, agrião, couve e mandioca, por exemplo”, afirma. 

Muita água nessa hora!  

A hidratação também é muito importante para manter o bom funcionamento do organismo. Afinal, a água contribui para que os nutrientes circulem pela corrente sanguínea. Se as temperaturas mais baixas dificultarem a ingestão da água, recorra às bebidas quentes como os chás. Eles inclusive ajudam a aliviar os sintomas de desconforto nasal, favorecendo a secreção do muco.  

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