Voltar

Caminhada e 3ª etapa da Corrida Infantil Clinipam movimentaram Parque Barigui

Caminhada e 3ª etapa da Corrida Infantil Clinipam movimentaram Parque Barigui

Patrocinadora oficial das corridas de rua infantis da Prefeitura de Curitiba, a maior operadora de saúde do sul do Brasil com rede própria de atendimento proporcionou momentos de lazer e de cuidado com a saúde para beneficiários e toda população da capital e região]


O Parque Barigui foi cenário, no último domingo, dia 20 de outubro, de diversas ações para enaltecer a promoção da saúde. Os beneficiários da Clinipam e a população de Curitiba participaram de diversas atividades ao ar livre, oferecidas pela operadora paranaense de saúde, que conta com mais de 330 mil vidas na sua carteira de clientes e que já é a maior do sul do Brasil com rede própria de atendimento.
Às 7h30, os adultos percorrem 3 km na Caminhada Clinipam, realizada em comemoração aos 36 anos da empresa, completados no último mês de setembro. “É com muita satisfação que promovemos essa ação, que reforça um dos princípios da Clinipam: o foco do nosso negócio é cuidar da saúde e não da doença. Queremos incentivar nossos beneficiários e toda a população de Curitiba a se encorajarem para fazer, pelo menos, 30 minutos de caminhada por dia, para se tornarem pessoas ativas. Essa é uma alternativa para aumentar a expectativa de vida, que já está em 75 anos”, diz Dr. Cadri Massuda, diretor executivo e sócio fundador da Clinipam.
Na ocasião, o gerente médico da empresa, Dr. Paulo Poli, falou para os participantes do evento sobre a mobilidade ativa e sua importância para melhorar a qualidade de vida. “No passado, as pessoas se movimentavam mais. Hoje, com as facilidades do meio de transporte, como o carro, deixamos de andar a pé. Tudo isso trouxe um impacto para a saúde da população e contribui com o aumento nas taxas de obesidade. A cada 10 brasileiros, 6 estão com sobrepeso ou obesos. Para reverter esse quadro, precisamos estimular a mudanças de hábitos: trocar o carro pela bicicleta e o elevador pelos lances de escada, por exemplo. Pequenas mudanças no nosso dia a dia podem trazer mudanças significativas para nossa saúde”, reforça Poli.
A psicóloga Melissa Keikes já sabe a importância dos exercícios para a saúde e pratica o ciclismo, pelo menos, duas vezes por semana. Ela marcou presença na Caminhada e aproveitou para aferir a pressão arterial no stand do Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam no Parque Barigui. “É sempre bom se cuidar. E esse trabalho de prevenção é muito importante: é melhor prevenir do que remediar. Além dos benefícios físicos, a prática de exercícios é importante também para a saúde mental”, observa.
Corrida infantil
A 3ª Etapa da Corrida Clinipam - Circuito Infantil de Corridas de Curitiba, uma realização da Prefeitura com patrocínio da Clinipam foi um sucesso e distribuiu 2.500 medalhas. A maratona já se tornou uma tradição entre os pequenos que apreciam essa modalidade. A intenção de promover a competição é estimular a mudança de hábitos: a obesidade infantil atinge pelo menos cinco milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veterana na Corrida da Clinipam, Jenifer Antunes, que competiu na categoria infanto-juvenil, sagrou-se campeã. Ela já havia subido no pódium nas etapas anteriores, nas quais se classificou em 3º e 2º lugares. Mas dessa vez, superou os últimos resultados e alcançou o primeiro lugar. Consciente, Jenifer sabe, na ponta da língua, todos os benefícios propiciados pelo esporte. “É importante para o crescimento, para o desenvolvimento do corpo e da mente e para trazer disciplina para nossa rotina. Além disso, as competições trazem uma grande lição e nos ensinam a traçar estratégias para chegar à vitória. E para vencer na vida, também é preciso ter estratégia”, diz a campeã.
Encerramentos do Ser Saudável, Mova-se e SOS Balança
O CQV é uma unidade especializada na prevenção e controle de doenças crônicas, como a obesidade. Entre os programas do CQV estão o Ser Saudável, dirigido para os colaboradores da operadora; o Mova-se, voltado para as crianças, adolescentes; e o SOS Balança, destinado para os adultos. Os três foram criados para estimular a mudança de hábitos, por meio do incentivo à adoção de uma alimentação saudável e da prática de exercícios. O objetivo final é perder peso e ganhar qualidade de vida.
E, no último domingo, os participantes dos três programas também participaram de aulão de dança pra lá de animado numa tenda montada no Parque Barigui para comemorar o encerramento da última edição. No Mova-se, juntos, crianças e adolescentes eliminaram 32 quilos. Já no SOS Balança, os 66 inscritos eliminaram 222 quilos.
A psicóloga Bruna Cristina Silva Bastos, uma das profissionais da equipe multidisciplinar que comandam os programas de emagrecimento comenta que essa edição foi muito especial. “O peso eliminado é apenas uma consequência. Notamos grandes avanços na mudança de comportamento, como uma alimentação balanceada e o abandono do sedentarismo. Além disso, notamos a melhora na autoestima e no humor dos participantes, que também são importantes para a saúde e qualidade de vida”, atesta Bruna Bastos.
A dona de casa Claudia Meneses, que participou do SOS Balança confirma as palavras da psicóloga. Em seu depoimento, ela conta que o tomate, o brócolis e a cenoura agora fazem parte das suas refeições. “Eu não comia legumes e verduras, porque nunca tinha experimentado. Aprendi como preparar a alimentação e a fazer o prato. Mas a lição mais importante do SOS Balança foi cultivar o amor próprio. Aprendi a importância de me cuidar e que minha saúde está em primeiro lugar”, finaliza.
Veja mais notícias