Voltar

10 Fatos sobre o Câncer de Mama que você precisa saber

10 Fatos sobre o Câncer de Mama que você precisa saber Segundo o Inca - Instituto Nacional de Câncer, há uma estimativa de aumento de 25% na incidência de casos de câncer de mama somente no Paraná, se considerarmos a projeção para 2016/2017, na última pesquisa realizada.
Confira os 10 fatos sobre a doença e procure orientação médica em caso de suspeita. 

1. Qualquer tumor na mama é um câncer?
Não, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois pode se tratar apenas de uma hiperplasia, tumor benigno que é caracterizado pelo aumento do volume de alguma parte do corpo, mas de forma ordenada e sem atingir tecidos vizinhos.

2. Homens podem ter câncer de mama?
Sim, mas em casos muito raros. O índice correspondente ao sexo masculino beira entre 0,6 e 1% dos casos totais de câncer de mama.

3. A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama?
Sim. Com a produção de leite, as células mamárias se mantêm ocupadas e assim tendem a se multiplicar em menor escala, o que dificulta os riscos de se contrair a doença.

4. Mãe com câncer na mama pode amamentar o bebê?
Sim, mas é necessário fazê-lo com orientação médica, já que a doença ou os próprios tratamentos podem dificultar a amamentação. Há a possibilidade de amamentar usando apenas um dos seios, no caso de câncer unilateral ou ter chances de um prognóstico mais positivo ao tratamento, quando se amamenta por mais de um ano, mesmo com câncer.

5. O câncer de mama é incurável?
Não. Estima-se que 95 a cada 100 mulheres têm chances de cura, quando há um diagnóstico precoce.

6. Se detectado o câncer, é necessário remover a mama por completo?
Não. Hoje as cirurgias são mais econômicas e é tirado apenas o necessário, conservando ao máximo o seio da paciente. A mastectomia é necessária apenas em caso de tumores grandes.

7. Tratamento hormonal ajuda na cura de tumores na mama?
Sim, mas depende do caso. A chamada hormonoterapia pode ser considerada uma alternativa de tratamento contra os tumores da mama caso o tumor possua receptores hormonais, o que corresponde a aproximadamente 60% dos casos.

8. Uma paciente com câncer de mama pode ter que fazer quimioterapia?
Sim. A quimioterapia, que é o tratamento dos tumores por meio de medicação, pode variar de acordo com o estágio da doença ou a região e sua dosagem também pode ser variável conforme a reação da paciente ao tratamento.

9. Gordura ou excesso de peso pode causar câncer de mama?
Sim. De acordo estudos realizados pelo Hospital de Base de Brasília, mulheres que possuam excesso de gordura em sua dieta e estão acima de 10 quilos do peso ideal possuem 40% a mais de chances de desenvolver câncer de mama, em relação às mulheres com alimentação saudável e peso proporcional.

10. O sutiã pode aumentar o risco de câncer de mama?
Não existem estudos que comprovem a ligação.

Acompanhe semanalmente as nossas postagens e marque as suas amigas com a hashtag #outubrorosaclinipam

Veja mais notícias