O especialista



O Reumatologista pesquisa, diagnostica e investiga as doenças reumáticas. Essa especialidade médica trata das doenças dos tecidos conjuntivos, doenças autoimunes e articulações. Milhões de brasileiros são afetados e correm o risco de ficarem incapacitados fisicamente por essas enfermidades. Engana-se quem pensa que essa é uma doença que vem com a idade, pois ela pode acometer crianças, jovens, adultos e idosos.

Formado em Medicina e especializado em Reumatologia, esse profissional pode atuar no setor privado ou público, seja em clínicas, hospitais ou consultórios particulares; nas universidades pode atuar como professor ou pesquisador; também é possível trabalhar com medicina domiciliar.

As articulações



São as conexões entre os ossos do corpo humano, como na mandíbula, pernas, braços, dedos, etc. Revestidas de cartilagem, possuem bolsas de fluido lubrificante, que lubrifica as articulações e permite que consigamos executar suavemente e sem dor todos os movimentos do corpo.

Os tecidos conjuntivos



Distribuídos por todo o corpo, eles desempenham funções diferentes, seja para preencher espaços entre os órgãos ou assumir funções de sustentação, nutrição e defesa. Entre os principais tipos de tecidos conjuntivos estão o cartilaginoso e o ósseo.

Principais doenças reumáticas

Lúpus



Essa doença classificada como autoimune pode atingir articulações, pele, rins, cérebro e também os outros órgãos do corpo. Os sintomas são variados, podendo iniciar com febre, dor nas articulações, vermelhidão nas bochechas e ponta de nariz, sensibilidade à luz do sol, dificuldade de respirar, dor de cabeça, etc. Não há cura, porém pode-se controlar os sintomas para que o paciente tenha uma vida normal.

Gota



Quando o ácido úrico acumula no sangue, ocorre a inflamação nas articulações o que causa muita dor. Esse processo pode acontecer de duas maneiras: o corpo produz ácido úrico em excesso ou está com dificuldade de eliminá-lo. Ele se acumula ao redor das articulações e forma cristais de ácido úrico, o que causa um inchado seguido de inflamação. O tratamento se dá por medicamentos e uma dieta que evite grande diversidade de alimentos. Um Reumatologista poderá orientar perfeitamente o paciente que sofre de Gota.

Fibromialgia



Essa doença causa dor crônica na articulações e tendões. Pacientes que sofrem com fibromialgia geralmente tem seus ombros, pernas, braços, costas, quadril e pescoço afetados. Mais comum em mulheres de 40 a 60 anos e que tenham sofrido de lesões repetitivas, situações estressantes traumas ou doenças como artrite reumatoide ou espinal. O tratamento se dá com atividade física, acupuntura, uso de remédios, massagens, entre outros.

Prevenção


Ao sentir dores nas articulações, inchaço, vermelhidão ou “febre” nas juntas, procurar um Reumatologista imediatamente. O importante é que a doença seja descoberta no início, pois assim será muito mais fácil de ser tratada adequadamente, bem como o paciente poderá levar uma vida normal, podendo até diminuir os riscos de ficar incapacitado fisicamente. Tabagismo, obesidade e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são fatores de risco, além, da idade avançada. Fique atento!


Consulte sempre um médico.

Guia Médico