Nutrologia Pediátrica


A alimentação compõe um ator essencial para uma vida equilibrada e a manutenção da saúde. Através de um cardápio bem elaborado, o organismo adquire nutrientes, vitaminas, reforça o sistema imunológico e restaura as funções do organismo. Uma alimentação deficiente pode causar danos ao corpo, resultando em doenças e mal-estar.

Sobretudo na infância e na juventude, o corpo necessite de fontes equilibradas de nutrientes e uma boa alimentação para que seja possível um desenvolvimento saudável e adequado. Nesse aspecto, a consulta e acompanhamento com nutrólogo perdiátrico auxilia na boa escolha alimentar e na consciência da relação dos alimentos com o organismo.

O que é Nutrologia Pedriátrica


A Nutrologia é a área médica que pesquisa, diagnostica e trata pacientes visando a qualidade de vida e melhorando os hábitos alimentares quando há ou não doenças e enfermidades clínicas. Ou seja, pacientes que apresentam disfunções orgânicas, como hipertensão e diabetes, necessitando de acompanhamento nutricional, podem contar com o nutrólogo para controlar melhor a dieta, dando atenção ao papel de cada nutriente e vitamina no organismo. Além disso, pacientes que buscam uma vida mais equilibrada e saudável podem acompanhar com um nutrólogo para readaptar os hábitos alimentares através das necessidades individuais do organismo.

O nutrólogo pediatra dá especial atenção às necessidades de desenvolvimento e maturação do organismo, compreendendo e atendendo às necessidades de bebês, crianças e jovens em relação às fontes alimentares.

O profissional


O nutrólogo pediatra possui formação em medicina e especialização em nutrologia. Assim, o profissional compreende as relações bioquímicas dos alimentos no organismo, dando especial atenção a interação nutricional e o bem-estar do paciente, bem como o modo que os alimentos atendem às limitações de cada paciente, como alergias alimentares, hipertensão ou colesterol alto.

O nutrólogo pediatra deve diagnosticar as doenças e o mal-estar do paciente, correlacionando com outras áreas médicas, buscando compreender e prescrever a melhor maneira de melhorar a saúde do paciente através da alimentação voltada à infância. Ao invés de focar apenas nos sintomas e na doença, o profissional deve considerar as causas e antecedentes, alinhando e, junto com demais profissionais, readequando a alimentação para suprir as carências e necessidades do organismo em desenvolvimento.

Através do diagnóstico de doenças, o nutrólogo pediatra é responsável por solicitar exames e realizar o acompanhamento das respostas do organismo na interação com os alimentos, identificando erros e hábitos que podem prejudicar a saúde do paciente, como a relação dos alimentos com medicamentos, absorção devido a disfunções orgânicas e a própria rotina alimentar inadequada.

O papel do nutrólogo na infância


Desde o período gestacional, a alimentação é determinante no desenvolvimento humano, sendo responsável pelo crescimento saudável, sistema imunológico resistente, além de auxiliar na prevenção de doenças decorrentes de carências nutricionais.

Durante a infância, a inserção de alimentos que sejam boas fontes nutricionais, oferecendo vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo resulta em uma vida adulta mais saudável.

O nutrólogo pediatra é responsável por acompanhar e identificar se a alimentação está adequada, mas também é necessário investigar se os alimentos estão sendo bem absorvidos e aproveitados pelo organismo, se não há carência ou excesso de determinadas substâncias e nutrientes, investigando também as causas dessas irregularidades nutricionais.

O metabolismo alimentar