O especialista



O Neurocirurgião é um profissional médico com especialização em Neurocirurgia, tendo foco no tratamento das lesões ou doenças do cérebro, da coluna, da medula e dos nervos periféricos através de procedimentos cirúrgicos. Sua atuação ocorre em centros cirúrgicos quando há diagnóstico de doenças cerebrais ou distúrbios de ordem neurológica que necessitem de intervenção cirúrgica.O Neurocirurgião é um profissional médico com especialização em Neurocirurgia, tendo foco no tratamento das lesões ou doenças do cérebro, da coluna, da medula e dos nervos periféricos através de procedimentos cirúrgicos. Sua atuação ocorre em centros cirúrgicos quando há diagnóstico de doenças cerebrais ou distúrbios de ordem neurológica que necessitem de intervenção cirúrgica.

Após a conclusão em especialização neurocirúrgica, o profissional pode atuar nos setores públicos ou privados, geralmente hospitais com setores cirúrgicos; em universidades sua atuação ocorre como pesquisador ou ministrando aulas. O profissional pode atuar também de modo não cirúrgico na prevenção, diagnóstico, avaliação e cuidados de reabilitação e pós cirúrgicos de desordens do sistema nervoso central e periférico.

O sistema nervoso



O sistema Nervoso constitui uma rede complexa de comunicações do organismo, responsável pelo envio de informações e estímulos a todos os demais órgãos e sistemas do corpo. Dividido em Sistema Nervoso Central e Periférico, todos os processos receptivos do organismo precisam da detecção de estímulos internos e externos, resultando em respostas musculares e glandulares.
Formado essencialmente por células nervosas interconectadas através de circuitos neurais esperadas ou não. Quando as respostas do organismo não são as esperadas, temos uma disfunção nos processos do sistema nervoso.

Principais doenças tratadas pela Neurocirurgia

Epilepsia



É uma alteração temporária do funcionamento do cérebro não sendo causada por fatores secundários como drogas, febre ou distúrbios metabólicos. Durante um período de tempo relativamente curto, segundos ou minutos, parte do cérebro faz emissões incorretas de sinais neurais. Apesar da gravidade da doença ser a mesma, os sintomas são variáveis, já que a emissão incorreta dos sinais pode ser local ou espalhada.

Hérnia de Disco



A Hérnia de Disco ocorre quando há deslocamento de parte de um disco intervertebral, comprimindo as raízes dos nervos ramificados. Os discos são constituídos por tecidos cartilaginoso e elástico e sua função é evitar o atrito entre vértebras.

Doenças da coluna cervical



Idade, traumas, postura inadequada e lesões podem ocasionar traumas ósseos, nos ligamentos e articulações da coluna cervical, acarretando doenças da coluna cervical e necessitando, em alguns casos, a neurocirurgia para tratamento.

Prevenção


O neurocirurgião é, geralmente, indicado quando há diagnóstico prévio de doenças graves relacionadas ao sistema nervoso e vinculadas ao tratamento cirúrgico. Os sintomas geralmente devem ser acompanhados por especialistas e, em casos de necessidade de intervenção cirúrgica, o neurocirurgião acompanha o procedimento, realizando as etapas de consulta e pós atendimento.


Consulte sempre um médico.

Guia Médico