O especialista



O Homeopata é um profissional médico com especialização em Homeopatia, com objetivo de avaliar, diagnosticar e tratar o paciente em suas mais diversas necessidades, utilizando métodos alternativos à prática alopática medicinal. Partindo de conceitos de administração medicamentosa com doses mínimas e bastante diluídas em água, além de substâncias provenientes da natureza, a homeopatia analisa a condição do paciente em sua estrutura completa, considerando os diversos fatores que podem resultar no mal-estar ou enfermidade.

O profissional deve ser graduado em Medicina e se especializar na área de Homeopatia, podendo ainda dar continuidade em especialização homeopática em qualquer ramo da saúde, como Medicina Geral, Farmácia ou Odontologia. O profissional pode atuar em instituição públicas e privadas, atuando em clínicas e consultórios, no atendimento, acompanhamento e tratamento dos pacientes. Também é possível que o profissional atue em instituições de ensino, na docência ou manipulação e pesquisa de tratamentos homeopáticos.

A Pele



A pele é um revestimento da superfície corporal que o protege do meio externo, evitando lesões e danos aos músculos, fazendo proteção térmica, evitando perda de líquidos e evitando que substancias prejudiciais e microrganismos entrem em contato com os sistemas internos. Composta pela derme, que são tecidos mais profundos e epiderme, a camada mais externa. A epiderme não é vascularizada e possui espessuras diferentes dependendo a região corporal, já a derme é um tecido conjuntivo rico em fibras elásticas, nervos e vasos sanguíneos.

Principais doenças tratadas pela Homeopatia

Dermatite Atópica



A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, sendo uma situação crônica, podendo apresentar períodos de melhora e piora do estado inflamatório. Os fatores que podem ocasionar na dermatite atópica são variados, apresentando genética e fatores externos, como exposição a alergênicos, ressecamento da derme e poeira, como fontes resultantes na inflamação.

Desconforto estomacal



A dor de estômago ou abdominal podem ter causas variadas, mas resultam em desconforto nos órgãos internos podendo estar relacionada a má digestão ou irritação gástrica. Quando causadas por alimentação inadequada, excessiva ou gordurosa, a má digestão resulta em vômitos, dores e estufamento, gases e alteração no fluxo intestinal. Já as dores provenientes de inflamação gástrica podem ser resultados de alimentação inadequada ou alterações emocionais, resultando em alteração de acidez estomacal.

Enxaqueca



A enxaqueca se caracteriza por uma dor crônica que, geralmente, se apresenta por períodos longos ou frequentes. As causas são variadas, tendo relação com fatores emocionais, alimentares ou genéticos ocasionando alterações cerebrais. As crises de enxaqueca acometem, em sua maioria, mulheres entre 25 e 45 anos e podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz.

Prevenção



A homeopatia é uma alternativa aos tratamentos alopáticos, proporcionando medicamentos mais naturais e gerando redução dos efeitos colaterais. A homeopatia é uma área ampla que contempla as diversas necessidades orgânicas e mentais dos pacientes. Seu tratamento, em geral, é mais prolongado e menos invasivo, podendo ser isolado ou acompanhado de outros remédios alopáticos, sob prescrição médica.


Consulte sempre um médico.


Guia Médico