Definição


A Gastroenterologia é uma especialidade do ramo da medicina responsável pelo sistema digestivo do corpo humano. Ela foca na estrutura, função e doenças que acometem essa área do organismo, além de diagnosticar pacientes com problemas oriundos do órgão em questão e responsabilizar-se pelo tratamento de tais doenças.

A Gastroenterologia Pediátrica parte do mesmo princípio relacionado ao aparelho digestivo, porém desprende seus estudos e cuidados na assistência de crianças e adolescentes. Isso faz com que o ramo seja mais específico e focado neste tipo de paciente, pois há particularidades em sua anatomia quando se trata de idade e desenvolvimento humano.
O especialista
 


O Gastro, médico especialista em Gastroenterologia, é o responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças oriundas do sistema digestivo. Ele é um profissional da medicina que vai observar desde a boca e esôfago, até o estômago, pâncreas, fígado e intestino grosso e delgado do paciente, ou seja, todos os órgãos pelos quais o alimento percorre.
O médico Gastro estudou medicina e, posteriormente, especializou-se por cerca de dois anos em Gastroenterologia e fez uma imersão em assuntos específicos do sistema digestório, por isso é capacitado para diagnosticar e tratar pacientes nesses casos, assim como encaminhá-los para realização de exames como endoscopia, ultrassom e tomografia.
O sistema digestivo
 


Nós, seres humanos, precisamos consumir alimentos para sobreviver. Por isso, o nosso corpo está preparado fisiologicamente para receber cada componente e retornar ao organismo o que adquirimos através da comida. Este processo é feito pelo sistema digestivo.
O sistema digestivo (ou digestório) é composto pelo trato digestório e todos os órgãos anexos que fazem parte do caminho do alimento, são eles:
• Boca
• Dentes
• Língua
• Faringe
• Esôfago
• Estômago
• Intestino delgado
• Intestino grosso
• Peritônio
• Órgãos anexos
• Fígado
• Vesícula biliar
• Pâncreas
• Reto
• Ânus
É importante saber que os órgãos complementares não entram em contato com o alimento, exceto os dentes e língua, que fazem o processo inicial de trituração do alimento. Os órgãos são responsáveis por transformar as moléculas grandes em vitaminas, proteínas, carboidratos etc., para o intestino absorver em tamanhos menores. Portanto, esse processo de simplificação é conhecido como digestão.
O caminho do alimento
 


O alimento é algo que precisa ser consumido diariamente por todos os seres humanos e, na infância, é ainda mais importante que o processo de alimentação seja feito de maneira correta, pois é nesta fase que eles estão em crescimento e precisam absorver nutrientes dos alimentos no corpo.
O alimento passa por várias partes do corpo até fazer todo o processo de digestão e ser expelido. Começando pela boca, onde os dentes fazem a trituração do alimento com a ajuda da língua e saliva, que formam o bolo alimentar. Em seguida, o alimento passa pela faringe e esôfago, através do processo chamado deglutição, seguindo com o estômago. Assim é feita a separação dos nutrientes e a absorção das substâncias que o corpo não digeriu, que continuam o processo até o final, passando pelo reto e ânus.
Algumas doenças

 
Gastroenterite Infantil
Esta doença é a irritação e inflamação do conjunto do trato digestivo, causando dores abdominais e diarreias. Ela é transmitida de pessoa a pessoa e pode ser adquirida primeiramente através de alimentos infectados por micróbios. É importante estar atento aos sintomas das crianças, pois até os bebês de colo estão sujeitos a esse tipo de doença. Como tratamento, é recomendável que o pequeno paciente fique em casa, em repouso, tomando muita água e líquidos como chás e sucos, é importante lembrar que não se deve inserir açúcar nas bebidas. Além disso, nas primeiras 24 horas está proibido a criança consumir qualquer tipo de alimento, é preciso de hidratar bastante.
 


Dispepsia
Quando a criança tem dificuldade para evacuar, está sentindo muita dor abdominal. fortes contrações na região do intestino, gazes, diarreias, náuseas e ardores, pode ser um caso de dispepsia. Ela é comum em crianças, pois trata-se de um problema causado por transtornos físicos ou até mesmo emocionais. O ideal é levar a criança ao médico especialista para o diagnóstico exato ser dado e serem tomadas as devidas providências. 
Flatulência
Um dos problemas mais comuns em crianças e adolescentes é a flatulência, que se trata de uma grande quantidade de gases presos no estômago ou intestino. Eles causam dores, desconforto e, muitas vezes, podem passar as dores para outras partes do corpo, assustando as crianças e seus pais. Para resolver o problema momentaneamente, faça massagens abdominais na criança para os gases serem liberados com mais facilidade.
Prevenção
 


Para prevenir a criança de doenças gastrointestinais e problemas causados no aparelho digestor, é preciso que ela tenha uma alimentação rica e saudável durante o período de crescimento, além de serem observados os hábitos de higiene que a criança possui, para que ela viva uma vida saudável e sem eventuais bactérias, vírus e micróbios invadindo seu corpo e causando doenças.

Consulte sempre um médico.
Fontes:
http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-digestorio/
http://www.fbg.org.br/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/digestao.php
http://br.guiainfantil.com/gastroenterite.html
http://www.resumosetrabalhos.com.br/doencas-do-sistema-digestivo.html

Guia Médico