O especialista


O profissional que deseja seguir essa profissão deve se formar em medicina e fazer dois anos de residência na especialidade, além dos cinco anos de trabalho comprovado. Depois disso ele precisa ser aprovado em um concurso anual para receber o título de especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A Endocrinologia estuda os hormônios do corpo humano, suas ações e funcionamento, além do seu comportamento e influência na fisiologia humana. Responsáveis pelas ações reguladoras nos órgãos e regiões do corpo, o sistema hormonal do paciente é verificado pelo endocrinologista, que analisará as condições e, caso necessário, o encaminhará para um tratamento.

Como médico, esse profissional precisa gostar e ter muita vontade de ajudar as pessoas, bem como ser responsável e observador, para que seus diagnósticos sejam assertivos e os tratamento surjam efeitos. Ele poderá trabalhar em hospitais públicos, clínicas particulares, spas, centros de estética e também como docente em universidades.

Os hormônios


Produzidos pelo nosso próprio corpo, os hormônios são originados em glândulas ou tecidos e regulam o crescimento, o metabolismo, o sistema reprodutor, entre outros. Eles têm o poder de interferir nas nossas emoções diárias, bem como na saúde de cada um. Um grande exemplo é a TPM, que para as mulheres é um período complicado, repleto de sintomas desagradáveis que antecedem a menstruação. Irritabilidade, fadiga, dor nas mamas, insônia, ansiedade, tudo isso é causado devido as alterações hormonais.

A atuação da Endocrinologia

Menopausa e reposição hormonal


A menopausa é uma fase da vida da mulher em que para amenizar os desconfortos e riscos causados pela mudança nos hormônios, é necessário fazer uma reposição hormonal. O tratamento é eficaz e feito com hormônios iguais aos da mulher.

Crescimento


Alterações hormonais podem influenciar no crescimento das crianças, então é necessário fazer um tratamento para contornar a situação, seja por crescimento deficiente ou excessivo.

Obesidade


Para evitar problemas cardiovasculares e ortopédicos, o tratamento com um endocrinologista ajuda crianças e adultos obesos a terem uma vida normal, correndo menos riscos.

Excesso de pelos


Pode acontecer com mulheres. O excesso de pelos ocorre principalmente no rosto, além de muita acne e aumento na musculatura feminina. Isso acontece quando a mulher está produzindo em excesso hormônios masculinos.

Tireoide