Desenvolvimento



Médico/Clínica Médica



O Médico é também conhecido como Clínico Geral e sua atuação engloba, sobretudo, os primeiros atendimentos e diagnóstico do paciente. O profissional, após formado no curso regular de Medicina e Residência Médica, pode realizar atendimentos, triagens e consultas para iniciar tratamentos ou encaminhar para especialidades, quando necessário. O Médico pode, ainda, se especializar em áreas da saúde, atuando na parte de Clínica Geral e de sua especialização.

O Médico é capacitado para prestar atendimento e identificar todo o tipo de enfermidade, trauma ou problema que necessite de atendimento. Voltado ao atendimento de pacientes adultos com quadros sintomáticos, a clínica médica abrange o tratamento, medicação e acompanhamento de casos não cirúrgicos, não obstétricos e não ginecológicos, sendo essas as segmentações principais na formação e atuação médica, nesses casos podendo realizar o encaminhamento para o profissional especializado.

O Clínico Geral pode atuar em ambulatórios, clínicas, centros de saúde, hospitais públicos ou privados e realizara atendimento domiciliar e particular, além de faculdade e universidades, realizando pesquisas, estudos e ministrando aulas.


Principais doenças tratadas pelo Médico 

Check up médico


O check up é realizado pelo Clínico Geral visando a prevenção e acompanhamento da qualidade de vida dos pacientes. A realização de exames de rotina, medição de taxas e índices corporais, além de exames complementares, ainda que não haja queixas ou sintomas do paciente, é fundamental para anteceder ou precaver doenças e melhorar o bem-estar.

O check up engloba exames de sangue, análise do histórico genético e familiar, hábitos alimentares, prática de atividades físicas, entre outros, para detectar sinais de desregulação ou alterações no organismo de forma precoce.


Alergias

As alergias são ocorrências bastante frequentes e que podem ter origens variadas, podendo gerar resposta do organismo internamento, como dores de cabeça, dificuldade respiratória, ou externamente, como erosões cutâneas, vermelhidão ou ressecamento da pele. As alergias podem ser uma resposta imediata ao agente alergênico, por exemplo alergia à picada de inseto, ou podem ser doenças crônicas ou autoimunes, como alergias alimentares.

Cabe ao Clínico Geral a realização de exames nos casos de resposta imunológica prolongada, além de receitar medicação para minimizar ou encerrar o processo alérgico.

Anemias



A anemia é um desiquilíbrio ou carência de células vermelhas no sangue, causados geralmente pela má alimentação, mas também por fatores como estresse, uso de medicamentos ou doenças. Através de exames de sangue, como o hemograma, o Médico pode avaliar as taxas celulares e o tipo anêmico.

Os tipos mais comuns de anemia são os relativos à carência nutricional, onde há falta de ácido fólico, ferro ou vitamina b12, por exemplo. Infecções e doenças autoimunes também podem desencadear a anemia hemolítica, causada pela destruição de células vermelhas.


Principais atuações do Clínico Geral

Diagnóstico


A consulta com o Clínico Geral, seja para a realização de um check up médico ou para identificar algum sintoma, é o primeiro passo para um diagnóstico adequado. Através de exames e análise, o Médico realiza indicações, prescrições, além de dicas preventivas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Ao constatar alguma alteração no organismo, o Clinico Geral pode iniciar o tratamento, indicar profissionais médicos especializados ou terapias que atuam em correlação com o acompanhamento do Clínico Geral.


Acompanhamento


O acompanhamento médico vai depender do diagnóstico do paciente, podendo ser curto no caso de gripes, alergias pontuais ou solicitação de exames de rotina, por exemplo. Mas também pode ser acompanhamentos frequentes, em casos de doenças crônicas ou que necessitem medicação constante.


Tratamento



Os tratamentos aplicados pelo Clínico Geral são variados e dependem do diagnóstico. Desde acompanhamento de rotina, até indicação de suplementos, medicamentos, ajuste de dosagens e terapias, o Médico vai oferecer ao paciente a opção mais adequada para melhorar seu quadro clínico.


Consulte sempre um médico.

Guia Médico