O especialista




O cardiologista é o médico com especialidade em diagnosticar e tratar doenças e disfunções do sistema cardiovascular. Esse profissional precisa gostar de ajudar as pessoas e trabalhar em prol da saúde e bem-estar dos pacientes. É necessário ter a capacidade de diagnosticar e comunicar os pacientes sobre os problemas que eles enfrentarão, pensando no seu estado psicológico, dependendo da gravidade do seu diagnóstico.

Para exercer a profissão de cardiologista, é necessário ter o diploma de medicina de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Logo após concluir o curso, é necessária uma especialização em cardiologia, além da residência em hospitais. Quanto mais especializado for o profissional, mais terá reconhecimentos na área em que escolheu atuar. É possível também participar de congressos na área da saúde, em busca de um desenvolvimento cada vez maior.

Seja em hospitais e clínicas particulares ou públicas, o médico cardiologista pode atuar na clínica médica, realizar exames, fazer cirurgias cardiovasculares e até em pesquisas que buscam descobrir novas técnicas de transplantes, cirurgias e tratamentos. Atuar no corpo docente de universidades também é possível.

O coração